CURIOSIDADES


TIPOS DE SOLO

O “solo” é um material de construção natural, produzido pela natureza ao longo dos tempos, e que se apresenta de diversas formas. Sob um ponto de vista puramente técnico, aplica-se o termo solo a materiais da crosta terrestre que servem de suporte, são arrimados, escavados ou perfurados e utilizados nas obras de Engenharia Civil. Tais materiais, por sua vez, reagem sob as fundações e atuam sobre os arrimos, coberturas e construção, resistem aos esforços influenciando as obras segundo suas propriedades e comportamento.

Convenientemente, tratado com pequenas doses de ligantes hidráulicos, o solo tem seu desempenho físico-mecânico, assim como a resistência à ação da água substancialmente melhorada, usado na fundação à cobertura, fato de suma importância, já que aquelas propriedades ditam os limites do planejamento físico e a escolha do sistema estrutural, além de oportunizar a competição com materiais nobres e mais caros.


Os povos antigos
Nossos ancestrais souberam utilizar muito bem a terra, milhares de construções foram erguidas ao longo dos séculos, muitas existentes até hoje. Dentre as mais antigas com uso do solo está o Povoado de Taos, no Novo México/EUA, habitado e mantido pelos descendentes dos índios Taos.


Se a própria história da humanidade demonstra que o solo é firme como rocha quando utilizado tecnicamente da forma correta, imagine o resultado disso com a adição de outras matérias primas e principalmente, usando Máquinas Hidráulicas modernas para a prensagem do solo deixando-o estabilizado, para lhe trazer mais efeitos benéficos. Portanto, a técnica solo estabilizado (solo – cimento, resíduos de construção civil e industrial) é capaz de produzir um aumento enorme na resistência mecânica nas construções que utilizam o solo (terra)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OBRA QUATRO BARRAS **FINALIZADA**